VII Ori-Trail Rogaine do Medio Tejo
DESTAQUES:
Avisos/Informações
PARTIDAS - Disponivel lista partidas
Lista de partidas por escalões
ALERTA - Irá ser utilizado o "Sistema SPORTident AIR+" (Boxes BS11-BS com raio de ação 1,80m).
As mesmas não tem orificio para intrudução do SI, pelo que todos os participantes irão utilizar SIAC AIR+ (Disponibilizado pela Organização, a quem não tiver)
Assim, devem confirmar no placar de informações a Listagem de Partida (no dia da prova),e confirmar a vossa situação, em caso de incorreções devem dirigir-se á informática, antes do processo de partidas.
Só efetuar a partida se tiver um SIAC AIR+
AVISO ESTACIONAMENTOS - Agradece-se que sejam utilizados os parques de estacionamento Indicados pela Organização.
ALIMENTAÇÃO - Iremos disponibilizar Bar na zona da Arena com Refeições Ligeiras.
- No final do evento iremos oferecer um pequeno Lanche
SOLO DURO - Irá ser disponibilizado Solo Duro, nas instalações da Casa do Povo de S. Miguel Rio Torto de 06 para 07SET25
Localização:
Lat: 39.427139°
Long:-8.210182°
AVISO - Prolongamento do prazo das Inscrições até dia 01 setembro de 2025
Arena do VII Ori-Trail Rogaine do Médio Tejo

Apresentação
O COA - Clube de Orientação e Aventura e a FPO-Federação Portuguesa de Orientação, com o apoio da Junta Freguesia de S. Miguel e Rossio ao Sul Tejo e do Município de Abrantes, organiza o VII Ori-Trail Rogaine do Médio Tejo no próximo dia 07 de setembro de 2025 em Rossio ao Sul Tejo.
Prova que integra a Taça de Portugal de Ori-Trail Rogaine 2025, sendo que nesta prova podem participar pessoas de ambos os sexos, federados e não federados, pois existem percursos de Competição e Abertos (Escalão Open), podendo a participação ser efetuada na vertente Pedestre e BTT, em pares ou em grupo até 5 elementos.
O terreno apresenta algum desnível com uma excelente rede de caminhos de média e boa transitabilidade, com interessantes opções, onde a destreza física a técnica serão determinantes para ultrapassar as dificuldades apresentadas, sendo percursos adequados para todos os tipos de andamento e conhecimentos de orientação.
O COA deseja a todos participantes e agentes envolvidos neste evento, um dia repleto de aventura, de desportivismo e de sã competitividade.
Aparece e vem orientar-te pelos caminhos e trilhos de Abrantes!
Contamos com a vossa presença.
Programa
Até 29AGST2025 – Período de Inscrições
07SET2025
09H00 – Abertura do Secretariado
10H30 – Briefing
10H45 – Entrega de Mapas Pedestre
11H00 – Inicio da Prova Pedestre – Partida em Massa (Competição, Formação
e Open)
11H30 – Entrega de Mapas BTT
11H45 – Inicio da Prova BTT – Partida em Massa (Competição, Formação e
Open)
12H00 - Final do tempo de Prova sem penalização Formação Pedestre
12H30 - Final da Prova Formação Pedestre
13H00 - Final do tempo de Prova sem penalização Open Pedestre
12H45 - Final do tempo de Prova sem penalização Formação BTT
13H15 - Final da Prova Formação BTT
13H15 - Final da Prova Open BTT
13H45 - Final do tempo de Prova sem penalização Open BTT
13H30 - Final da Prova Open Pedestre
14H45 – Final do tempo de Prova sem penalização – BTT
15H15 – Final da Prova – BTT
15H00 – Final do tempo de Prova sem penalização - Pedestre
15H30 – Final da Prova – Pedestre
16H00 – Lanche com Entrega de Prémios
Modalidade ORI-TRAIL / ROGAINE
O que é o Ori-Trail/Rogaine?
O Ori-Trail/Rogaine é uma disciplina de orientação pedestre/BTT baseada na estratégia de eleger os controlos a visitar, em equipa de 2 a 5 elementos, em grandes espaços e com um tempo limite. A escolha dos itinerários é livre e cada controlo tem uma valorização em pontos, sendo o objetivo de cada equipa conseguir a máxima pontuação no tempo definido.
O conjunto de controlos disponíveis deve ser suficientemente alargado para que não seja possível realizá-los todos no tempo da prova obrigando assim à definição de uma estratégia por parte de cada equipa.
Posso participar nesta prova sem perceber de orientação?
É aconselhado, organizar uma equipa com um elemento experiente em orientação e aproveitar esta atividade para uma formação prática.
Posso participar sozinho?
Não! Esta é uma prova de equipa que pode ir de 2 a 5 elementos. As equipas podem ser femininas, masculinas ou mistas (ver secção sobre Inscrições).
Porque é que o mapa é entregue 15 minutos antes do início da prova?
O mapa é entregue 15 minutos antes da prova ter inicio, de forma a possibilitar ás equipas o analisarem e estabelecerem o percurso que achem adequado para a estratégia escolhida.
Tenho que ir a todos os postos de controlo?
Não! Cada equipa deve escolher quais os postos de controlo que quer ir, e que se adequa à estratégia estabelecida pela equipa. Não é necessário dizer à organização quais os pontos de controlo pelos quais vai passar, podendo a qualquer altura da prova abdicar ou adicionar novos postos de controlo.
É necessário levar algum material para a prova?
Materiais devem ser ajustados à época do ano e à duração da prova, além do SI-Card obrigatório por participante é aconselhável o seguinte material: bolsa ou mochila, comida energética para o dia, recipiente com água, capa impermeável ou agasalho e calçado apropriado.
Tenho de levar água e comida?
O princípio geral quanto ao abastecimento é o da autossuficiência, pelo que as equipas competem em completa autonomia de alimentação, água e roupa durante toda a prova, devendo, contudo, a organização disponibilizar pontos de abastecimento de água e/ou alimentos. A natureza e composição dos pontos de abastecimento serão decididas pelos organizadores. Em cada abastecimento estará sempre presente um elemento da organização que serve de elemento de segurança e garante a existência de água durante todo o tempo e o uso que as equipas dão à mesma. É obrigatória a existência de abastecimento na chegada em composição a definir pelo organizador, mas que deve incluir água, bebida e alimento (energéticos) em quantidade suficiente para todos os participantes.
O que acontece se ultrapassar o tempo limite?
Até 30 minutos depois do tempo limite, são descontados 1 (um) ponto por cada minuto passado. Após os 30 minutos, a equipa é desclassificada.
A minha equipa é constituída por elementos de vários clubes de orientação, como devo efetuar a inscrição?
Neste cenário, a inscrição deve ser feita por email (ver secção sobre Inscrições).
Como funciona o sportident?
O sportident é um pequeno dispositivo (imagem abaixo à esquerda) que registas os tempos, quando inserido na box de controlo (imagem abaixo ao centro). Cada atleta irá transportar um dispositivo, que ao inserir na box de controlo irá emitir um som. Caso isso não aconteça deve utilizar o alicate presente no suporte da baliza para picotar no mapa, nas zonas R1, R2 e R3. Caso contrário, a pontuação nesse posto de controlo não será atribuída.
|
Chip Sportident |
Conjunto Box |
Alicate Reserva |
![]() |
![]() |
![]() |
|
Todos os membros da equipa têm de “picar” o ponto, um de cada vez. Lembrem-se de que só têm 1 minuto para todos “picarem”! |
Como “picar” o posto de controlo – inserir o chip na unidade de leitura |
Se o sistema falhar, utiliza-se o alicate para picar o mapa, num dos quadrados próprios. |
![]() |
Posto de controlo (baliza) com unidade de leitura do SportIdent e alicate. |
|
INFO Gerais
Escalões de Participação
Escalões de Competição Pedestre/BTT
|
Absoluta Masculina - HE |
Ter 18 anos ou mais |
|
Absoluta Feminina - DE |
Ter 18 anos ou mais |
|
Absoluta Mista – MXE |
Ter 18 anos ou mais |
|
Veteranos Masculino - H40 |
Ter 40 anos ou mais |
|
Veteranos Feminino - D40 |
Ter 40 anos ou mais |
|
Veteranos Misto - MX40 |
Ter 40 anos ou mais |
|
Superveteranos Masculino - H55 |
Ter 55 anos ou mais |
|
Superveteranos Feminino - D55 |
Ter 55 anos ou mais |
|
Superveteranos Misto - MX55 |
Ter 55 anos ou mais |
|
Sub 23 Masculino - H23 |
Ter 16 anos aos 23 anos |
|
Sub 23 Feminino - D23 |
Ter 16 anos aos 23 anos |
|
Sub 23 Misto - MX23 |
Ter 16 anos aos 23 anos |
| Sub 15 Masculino H15 |
Ter 13 até aos 15 anos |
| Sub 15 Femenino D15 |
Ter 13 até aos 15 anos |
| Sub 15 Misto MX 15 |
Ter 13 até aos 15 anos |
Em função da idade de cada um dos seus elementos à data de 31 de dezembro do ano da época desportiva, o escalão da equipa é definido da seguinte forma
a. Equipa em que um dos elementos tem menos de 40 e mais de 18 anos - a equipa é do escalão absoluto;
b. Equipa só com veteranos - a equipa é do escalão correspondente ao elemento mais novo;
c. Equipa só com jovens (16 a 23 anos) - a equipa é do escalão Sub23;
d. Equipa com jovens e veteranos - a equipa é do escalão absoluto, estando vedada a participação neste escalão a menores de 18
anos. Independentemente de ter que cumprir os requisitos do número anterior, os escalões de competição iniciam com o escalão
de Sub15: ter mais de 13 anos. Atletas com menos de 16 anos só podem participar no escalão Sub15, não sendo permitido a
subida de escalão, nem participar em escalões de veteranos, devendo a organização ter em conta que este escalão de Sub15,
apesar de ser competição deve ser programado para 1h30 minutos máximo, tanto no BTT como no Pedestre.
e. Atletas com menos de 13 anos só podem competir em escalão Open, desde que acompanhados por um atleta maior de idade
Escalões Abertos - Opens (Pedestre e BTT):
|
Open Pedestre |
Sem restrições etárias |
|
Open BTT |
Sem restrições etárias |
Prémios
Prémios para os escalões de competição
- Prémios para as 3 equipas mais bem classificadas de cada escalão de competição e disciplina.
Prémios para os escalões open
- Prémios para as 3 equipas mais bem classificadas de cada disciplina.
Baby-Sitting
- A organização disponibilizará Baby-sitting na arena, em instalações adequadas para poder proporcionar a melhor comodidade e bem estar ao seus filhos,.
Banhos (Alterado)
- A organização disponibilizará Banhos no Aquapolis Sul
Alimentação
- Haverá Lanche Volante no Final do Evento
- Haverá Bar com refeições ligeiras.
Solo Duro (Alterado)
- Possibilidade de Solo duro de 06 para 07 Set25, mediante marcação no Orioais.
- O Solo Duro será na Casa do povo de S. Miguel de Rio Torto
INFO Técnicas
Percursos (Atualizado)

Mapas / Terreno (Alterado)
Irão ser utilizado duas Escalas de Mapa (Frente e Verso)
|
Classe |
Escala |
Tamanho |
|
Competição Pedestre / Formação e Open Pedestre |
1:15000 (ISOMTB) 1:4000 (ISSprOM) |
A3+ (Frente e Verso) |
|
Competição BTT / Formação e Open BTT |
1:15000 (ISOMTB) 1:4000 (ISSprOM) |
A3+ (Frente e Verso) |
OBS:Poderá haver postos de controlo situados fora dos caminhos. Nesse caso, serão colocados em elementos marcantes e pouco afastados dos caminhos.
Mapas ISOMTB – Abrantes Sul BTT (Novo)
Escala – 1:15000
Equidistancia - 5 m
Mapa ISSprOM – Abrantes Cidade (Novo)
Escala – 1:4000
Equidistancia - 2,5 m
Cartografia – Jose Oliveira
Extratos do Mapa

Info Regulamentares
As provas decorrem sob o determinado no Regulamento de Competições da FPO para 2025.
Assinalamos seguidamente alguns aspetos importantes:
Constitui obrigação dos praticantes:
- "Descarregar" o chip na chegada, mesmo que não concluam o percurso;
- Auxiliar qualquer praticante em caso de acidente;
- Respeitar as áreas balizadas.
Constitui motivo de desclassificação de qualquer equipa:
- Progredir a distância superior a 20 metros dos restantes elementos da equipa;
- Perda do chip;
- Progredir ou provocar danos em áreas privadas, cultivadas, proibidas ou interditas;
- Desrespeitar as normas gerais de proteção da floresta;
- Não respeitar as passagens obrigatórias.
- Os chips cedidos ou alugados aos participantes devem ser devolvidos à organização no final da prova, após serem descarregados na Informática (em caso de extravio é cobrado o valor definido no Regulamento Geral-Taxas).
- O tempo máximo admitido para realização das provas é de mais 30 minutos sobre o tempo definido. Ultrapassado esse limite, será aplicada a desclassificação.
- Qualquer acidente ou ocorrência que suceda durante a execução dos percursos é da responsabilidade dos praticantes, em tudo o que exceda os riscos cobertos pelo Seguro Desportivo e Seguro de Responsabilidade Civil do evento e que exceda os riscos e valores constantes das respetivas apólices, negociadas pela FPO para a época em curso e constantes no seu site.
- Os atletas estrangeiros, residentes fora de Portugal não estão cobertos pelo Seguro Desportivo, pelo que deverão adquirir um seguro separado (seguro para não federados), caso assim o pretendam. Os praticantes estão abrangidos pelas apólices da FPO nos termos das mesmas, ou por outra de grupo que a substitua e seja previamente aceite pela FPO.
A responsabilidade de qualquer ocorrência ou acidente é sempre dos participantes. Em todo o caso, os organizadores durante a preparação dos eventos devem procurar eliminar todas as situações potencialmente perigosas.
Qualquer lesão, acidente ou dano bem como perda ou deterioração de equipamentos durante a execução da prova é responsabilidade do participante.
- Durante a prova a organização pode impedir um participante de terminar a sua prova se, for considerado não estar em condições de continuar.
- A suspensão da prova após o seu início, por razões alheias à Organização, não responsabiliza os mesmos
- Os participantes deverão estar em condições de exibir, no secretariado no dia da prova, os seguintes documentos:
- Cartão de cidadão ou passaporte;
- Autorização do encarregado de educação para participantes menores de 18 anos.
Inscrições
Taxas de Inscrição
|
Nível etário |
Até às 23:59h de 29AGST2025 (€) |
|
|
Praticante Federados Renovados ou |
Todos |
15,00€ |
|
Restantes Praticante |
Todos |
17,00€ (Incluí Seguro A.P.) |
*inclui seguro de acidentes pessoais:
i) adiciona 2€ por etapa nos escalões de competição;
ii) obrigatório fornecer o NIF ou Passaporte)
Processo de inscrição
A inscrição pode faz-se através da plataforma OriOásis. (Federados e Não Federados)
Podem ainda enviar as inscrições por e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Informações: 962635961 / 966703606
Dados obrigatórios para inscrição (individual ou em grupo):
- Nome (s) da Equipa;
- Escalão de Participação;
- Nome (s) do (s) participante (s);
- Data (s) de Nascimento;
- Nº de filiado na FPO/FEDO (caso não seja filiado na FPO/FEDO, o nº de Bilhete de Identidade ou CC);
- Nº de SportIdent (será automaticamente alugado, caso não seja indicado na inscrição
- Nº de telemóvel / Email
Pagamento via Ori oásis (MB ou Referencia)
Por transferência bancária:
Crédito Agrícola, Delegação: CCAM Ribatejo Norte e Tramagal C.R.L. - Tramagal
NIB: 0045 5390 4027 7244 9778 7
IBAN: PT50 0045 5390 4027 7244 9778 7
SWIFT/BIC: CCCMPTPL
Para facilitar a identificação, solicita-se envio do comprovativo para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com a identificação (no nome do ficheiro e/ou no descritivo) assunto: [ MTO2025 e nome da equipa ].
Os recibos serão enviados via eletrónica, quando solicitados.
Responsabilidades Sociais e Ambientais
O evento será organizado de acordo com princípios de responsabilidade social e ambiental, pelo que a maioria das aquisições será efetuada a nível local e será promovido o contacto direto entre os participantes e os operadores locais, sem passar por intermediários.
À imagem do que já sucede em muitas provas desportivas, nos reabastecimentos NÃO HAVERÁ COPOS, pelo que cada atleta tem de transportar consigo os seus próprios copos/recipientes.
Localizações e Direções

Centro do Evento / Secretariado: Aquapolis Sul – Rossio ao Sul Tejo (Abrantes)
Latitude: 39.449195°
Longitude: -8.193030°
Direções:
Para quem vem de Sul, sair na Rotunda do Rossio ao sul tejo (antes de atravessar a ponte) para Aquapolis Sul. Haverá sinalização a partir da Rotunda.
Para quem vem de Norte, seguir até ás saídas da A23 Oeste/Este, e seguir para sul de Abrantes, depois de atravessar a ponte sobre o Rio Tejo, sair na rotunda em direção ao Aquapolis Sul. Haverá sinalização a partir da Rotunda.
Organização
ORGANIZADOR: COA – Clube de Orientação e Aventura
DIRETORA DA PROVA: Jose Oliveira
ADJ. DIRETORA DA PROVA: Maria Calado
DIRETOR DE SEGURANÇA: Claudio silva
SUPERVISOR: Alexandre Reis
CARTÓGRAFO: José Oliveira e Jorge Elias
TRAÇADOR DE PERCURSOS: José Oliveira
Outras Informações
- Site – www.clubecoa.pt
- Facebook - https://www.facebook.com/clubecoa
- E-mail – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Primeiros socorros – Ambulância de prevenção junto à arena, e um socorrista em stand-by para intervenção rápida no terreno (viatura 4X4 bombeiros Abrantes).
- Resultados – Online e junto á Informática/Secretariado.
- Turismo – Ver site do Município de Abrantes.
- Plano de segurança – O evento terá um plano de segurança próprio.
Informação do evento
| Data | 07-09-2025 |
| Data de fim do evento | 30-09-2025 |
| Data limite de inscrição | 29-08-2025 |
| Local | Abrantes |
| Categoria do evento | Orientação, Organizar |
| Anexos | lista3_rogaine.pdf |
Apoios e Patrocinadores



