I Rogaine do Ribatejo Norte 2016
APRESENTAÇÃO
COA-Clube de Orientação e Aventura em parceria com a Camara Municipal do Sardoal, organiza o I Rogaine do Ribatejo Norte Vila de Sardoal no próximo dia 03 de Julho de 2016.
Em ano de estreia nos quadros competitivos da FPO, esta será a 4.ª etapa da Taça de Portugal de Ori-Trail Rogaine, sendo a terceira realizada em solo nacional, de um total 6 provas que compõem o quadro competitivo da disciplina em 2016.
O COA deseja a todos participantes e agentes envolvidos nesta actividade, um dia repleto de aventura, de desportivismo e de sã competitividade.
MODALIDADE ROGAINE
O Ori-Trail / Rogaine é uma disciplina de orientação pedestre baseada na estratégia de eleger os controlos a visitar, em equipa de 2 a 5 elementos, em grandes espaços e com um tempo limite. A escolha dos itinerários é livre e cada controlo tem uma valorização em pontos, sendo o objetivo de cada equipa conseguir a máxima pontuação no tempo definido.
O conjunto de controlos disponíveis deve ser suficientemente alargado para que não seja possível realizá-los todos no tempo da prova obrigando assim à definição de uma estratégia por parte de cada equipa.
Posso participar nesta prova sem perceber de orientação?
É aconselhado, organizar uma equipa com um elemento experiente em orientação e aproveitar esta atividade para uma formação prática.
Posso participar sozinho?
Não! Esta é uma prova de equipa que pode ir de 2 a 5 elementos. As equipas podem ser femininas, masculinas ou mistas (ver secção sobre Inscrições).
Porque é que o mapa é entregue meia hora antes do inicio da prova?
O mapa é entregue 30 minutos antes da prova ter inicio, de forma a possibilitar ás equipas o analisarem e estabelecerem o percurso que achem adequado para a estratégia escolhida.
Tenho que ir a todos os postos de controle?
Não! Cada equipa deve escolher quais os postos de controle que quer ir, e que se adequa à estratégia estabelecida pela equipa. Não é necessário dizer à organização quais os pontos de controlo pelos quais vai passar, podendo a qualquer altura da prova abdicar ou adicionar novos postos de controlo.
É necessário levar algum material para a prova?
- É obrigatório levar o seguinte material:
a) Por participante: SPORTident, comida energética para o dia, recipiente com água, dorsal fornecido pela organização;
b) Por equipa: Telefone móvel;
- É aconselhado o seguinte material:
a) Por participante: equipamento para proteção das pernas (caneleiras e/ou calças)
b) Por equipa: Uma bussola, kit médico (pensos rápidos, vaselina, compressas esterilizadas, liquido anti-séptico ou sabão, canivete ou tesoura), uma manta de sobrevivência;
Tenho de levar água e comida?
A equipa é responsável pela gestão da alimentação e hidratação.
Cada elemento tem que levar água e comida, mas a organização providencia um abastecimento situado numa zona central do percurso, que terá alimentos energéticos, fruta e água.
O que acontece se ultrapassar o tempo limite?
Até 30 minutos depois do tempo limite, são descontados 10 pontos por cada minuto passado. Após os 30 minutos, a equipa é desclassificada.
A minha equipa é constituída por elementos de vários clubes de orientação, como devo efectuar a inscrição?
Neste cenário, a inscrição deve ser feita por email (ver secção sobre Inscrições).
PROGRAMA
12JUN16 – Limite das inscrições sem agravamento
19JUN16 – Limite das inscrições com agravamento
02JUL16 – Abertura do Solo Duro pelas 21h00
03JUL16 – Dia do Evento
08:00 H – Abertura do Secretariado
09:00 H – Briefing com todos os participantes e entrega de mapas
09:30 H – Partida em Massa
13:30 H – Fim do tempo de prova sem penalização.
14:00 H – Fecho do Tempo de prova
15:00 H – Almoço / Lanche, convívio com entrega de Prémios
INFORMAÇÃO GERAL
Equipamento
O equipamento é livre e da exclusiva responsabilidade dos participantes.
Não é permitida a navegação com recurso a qualquer auxiliar que não, eventualmente e caso a equipa assim o deseje, uma bússola.
Cada equipa deve indicar à organização um número de telemóvel, que acompanhará a equipa durante o evento e estará sempre ligado. Para além do telemóvel, oportunamente será dada indicação quanto a outro material que venha a ser dado como obrigatório.
Seguro e condições de participação
Todos os atletas filiados na FPO e com a situação regularizada, estão cobertos pela respetiva apólice nas condições por ela definidas.
Todos os restantes atletas estão cobertos pelo seguro da organização, devendo apresentar no secretariado a declaração de responsabilidade.
Informações importantes
- Não serão permitidas partidas a atletas sem um dorsal visível;
- Não serão permitidas partidas a atletas sem cartão SI (chip) ou com um número diferente do que constante na
- inscrição, alterações deverão ser feitas com antecedência pelo e-mail de inscrições ou, no dia da prova, no secretariado;
- Não será autorizada a partida/participação do atleta que não tiver o peitoral devidamente fixado no seu equipamento. O peitoral será entregue pela organização.
- Primeiros socorros na Arena
- As áreas de prova estão interditas, sob pena de proibição de participação no evento;
- Recolha de chaves e sacos no secretariado;
Contactos: Tel. 933830311 / 962635961
e-mail – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Alterações no dia da prova terão um custo de € 2,00
Prémios
Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros classificados de cada escalão.
Prémio especial para equipa Militar Vencedora
Controlo electrónico
O Sportident é o sistema eletrónico de controlo de provas oficial da FPO.
INFORMAÇÃO TÉCNICA
Escalões Provas Taça de Portugal Ori- Trail / Rogaine
|
Escalões |
ANO DE NASCIMENTO |
|
Absoluto Masculino (ME) |
Sem limite Idade |
|
Absoluto Feminino (DE) |
Sem limite Idade |
|
Absoluto Misto (MXE) |
Sem limite Idade |
|
Veteranos Masculino (M40) |
Nascidos em 1976 ou antes |
|
Veteranos Feminino (D40) |
Nascidos em 1976 ou antes |
|
Veteranos Misto (MX40) |
Nascidos em 1976 ou antes |
|
Superveteranos Masculino (M55) |
Nascidos em 1961 ou antes |
|
Superveteranos Femininos (D55) |
Nascidos em 1961 ou antes |
|
Superveteranos Misto (MX55) |
Nascidos em 1961 ou antes |
|
Juniores Masculino (M20) |
Nascidos em 1996 ou antes |
|
Juniores Feminino (D20) |
Nascidos em 1996 ou antes |
|
Juniores Misto (MX20) |
Nascidos em 1996 ou antes |
|
Open |
Sem condicionamento de Idade ou género |
Esclarecimento sobre a constituição dos Escalões
Em função do escalão de cada um dos seus elementos, e à exceção do escalão OPEN, o escalão da equipa é definido da seguinte forma:
- Equipa em que um dos elementos nasceu entre 1977 e 1995 - a equipa é do escalão absoluto;
- Equipa só com veteranos - a equipa é do escalão correspondente ao elemento mais novo;
- Equipa só com jovens (20 anos ou menos) - a equipa é do escalão junior;
- Equipa com jovens e veteranos - a equipa é do escalão absoluto.
Constituição das Equipas e Qualificação dos participantes
As equipas são compostas por 2 a 5 elementos, que permanecem sempre juntos, sendo permitido uma distancia máxima de 20 metros, e uma diferença máxima no controlo de cada estação com o Cartão SportIdent de 1 minuto entre o 1º e o último elemento da equipa.
Cada equipa deve ser identificada por uma designação escolhida pela própria.
Para efeitos de pontuação no ranking da Taça de Portugal, considera-se que se está perante a mesma equipa desde que se verifiquem, cumulativamente, as seguintes condições:
- Manter o nome;
- Manter o escalão;
- Ter 1 elemento federado;
- um elemento da formação original (constituição da equipa participante na primeira prova do ranking).
Todos os participantes deverão estar em condições de exibir, no secretariado no dia da prova, os seguintes documentos:
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Termo de responsabilidade para atletas não federados;
- Autorização do encarregado de educação para participantes menores de 18 anos e não federados;
Percurso e Classificações
O objetivo da competição é somar o máximo possível de pontuação no tempo limite da prova (4 horas), visitando um conjunto de pontos de controlo a que é atribuída uma determinada pontuação, ue varia em função da sua dificuldade (distância, declive, etc.). Para além da vertente física da corrida, é uma prova de estratégia ao determinar o trajeto que melhor sirva os objetivos e condição física da equipa. Os pontos encontram-se assinalados num mapa que abrange uma vasta área, colocados em grandes referências (cruzamento de caminhos, cumes, etc.) e materializados no terreno através de balizas de Orientação.
15´ antes da partida, será distribuído a cada participante um mapa com todos os postos de controlo (CP), por forma a que a equipa possa delinear a respetiva estratégia ates da partida.
Será considerada vencedora, em cada escalão, a equipa que obtiver a melhor pontuação. Em caso de empate, o tempo gasto (horas, minutos e segundos) servirá de desempate; caso persista o empate, vence a equipa que tiver visitado maior número de CPs.
Tempo limite para realização da prova sem penalização: 4 horas. Para as equipas que ultrapassem o tempo limite referido no ponto anterior, haverá lugar a uma penalização em função do tempo gasto.
Informações Percursos
|
Escalão |
Distância Max. (Aprox.) |
Desnivel+ (Aprox.) |
N. Max. CP`s |
Pontuação Maxima |
Cota mais alta |
Cota mais baixa |
Equidistancia |
Escala do Mapa |
|
Competição |
55,5 km |
1615 m |
37 |
206 Pts |
385 m |
100 m |
10 m |
1:25000 |
|
Open |
23,8 km |
644 m |
18 |
71 Pts |
267 m |
110 m |
10 m |
1:25000 |
Mapa
Carta Militar 1 : 25000
Termo Responsabilidade e Autorização para Menores
Link P / Termo Responsabilidade
Regulamento
- PDF (Regulamento Competições FPO 2016) AQUI
INSCRIÇÃO
Taxas de inscrição
As taxas de inscrição variam consoante o prazo e incluem participação no evento e seguro e almoço
|
Filiados na FPO |
Até 12JUN2016 |
De 13 a 19JUN2016 |
|
10,00 € |
12,50 € |
|
|
Não Filiados na FPO |
||
|
|
12,50 € |
15,00 € |
Dados obrigatórios para inscrição (individual ou em grupo)
- Nome(s) da Equipa;
- Escalão de Participação;
- Nome(s) do(s) participante(s);
- Data(s) de Nascimento;
- Nº de filiado na FPO (caso não seja filiado na FPO o nº de Bilhete de Identidade);
- Nº de SportIdent (será automaticamente alugado, caso não seja indicado na inscrição)
- Aluguer de SI-Card 1,00 €;
- A perda ou não devolução do SI Card alugado implica o pagamento de 50€
- Nº de telemóvel / Email
Pagamento por transferência bancária:
Crédito Agrícola, Delegação: CCAM Ribatejo Norte e Tramagal C.R.L. - Tramagal
NIB: 0045 5390 4027 7244 9778 7
IBAN: PT50 0045 5390 4027 7244 9778 7
SWIFT/BIC: CCCMPTPL
Inscrições Encerradas
Para Informações adicionais entrar em contacto através de Email para:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Informação do evento
| Data | 03-07-2016 |
| Data de fim do evento | 03-07-2016 |
| Categoria do evento | Rogaine |